Reunião com a Procuradoria-Geral da República teve como objetivo reforçar mecanismos de cooperação

Realizou-se na passada segunda-feira, 12 de dezembro, uma reunião entre o Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde e a Procuradoria-Geral da República, um encontro que teve como objetivo reforçar mecanismos de cooperação para a prevenção da violência no setor da saúde.

O coordenador do Gabinete de Segurança, Sérgio Barata, e o coordenador do Plano de Ação de Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS) – Programa Nacional da Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral da Saúde, André Biscaia, foram recebidos pela Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, pelo Chefe de Gabinete, Sérgio Pena.

Na reunião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde e pelo PAPVSS, bem como partilhada a visão para uma articulação futura, com o objetivo de reforçar a intervenção no âmbito da prevenção da violência no setor da saúde e incrementar o reforço da segurança dos profissionais do setor da saúde.

Tendo por base a informação existente e a operacionalização da intervenção neste domínio nas diversas entidades do Ministério da Saúde, foi dado destaque à importância desta área e delineado um plano com o reforço do trabalho conjunto, em especial a nível regional, na área do fluxo estatístico e formação.

Uma abordagem centrada na potenciação de sinergias em rede de parceiros é essencial para a eficácia das medidas de mitigação e prevenção da violência e promoção de ambientes saudáveis e seguros, também em contextos de saúde.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/12/13/violencia-no-setor-da-saude-2/