«Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos» é o mote da campanha

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é uma data celebrada anualmente a 10 de dezembro, dia em que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas adotou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Como em 2023 a DUDH comemorará o seu 75.º aniversário, a data será assinalada com o início de uma campanha que durará um ano e que tem como objetivo promover e reconhecer a importância deste documento.

«Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos» é o mote desta campanha, que visa promover um maior conhecimento da universalidade da DUDH, com destaque para o seu legado, relevância e ativismo.

Sendo um marco na história dos direitos humanos, o documento estabelece as obrigações dos governos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais de indivíduos ou de grupos.

Consagra que direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, direito ao trabalho, à saúde e à educação, não discriminação, entre outros.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/12/09/dia-internacional-dos-direitos-humanos-3/