Garcia de Orta cria nova consulta para esclarecer casais sobre o parto

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, já tem disponível uma Consulta de Plano de Parto, que tem como objetivos esclarecer os futuros pais, diminuir a ansiedade e promover a autonomia da grávida nas várias fases de trabalho de parto.

Em comunicado, o HGO explica que esta consulta está integrada no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e é realizada por enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica.

«Esta nova consulta insere-se na estratégia do HGO de aproximação à comunidade», afirma Rosália Marques, Enfermeira Chefe do Bloco de Partos e da Urgência Obstétrica e Ginecológica do HGO, explicando que «na consulta é dado espaço para que os casais possam colocar todas as questões e ver esclarecidas as suas dúvidas sobre esta importante etapa nas suas vidas».

A consulta, que pode funcionar presencialmente ou à distância, decorre às segundas e quartas-feiras, entre as 13h30 e as 15h30, e terá uma duração média de 30 minutos.

O pedido de marcação da consulta deverá ser realizado através do email cons.enferm.plano.parto@hgo.min-saude.pt acompanhado pelas seguintes informações: nome, morada, contacto telefónico e de email, número de utente e data provável do parto.

O HGO é certificado, desde 2005, pela UNICEF como Hospital Amigo dos Bebés e assume-se como um hospital perinatal diferenciado com capacidade de assistência multidisciplinar para as patologias associadas ou coexistentes na gravidez.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/12/02/consulta-de-plano-de-parto/