DGS alarga reforço a crianças entre 5 e 11 anos com doença de risco

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a norma que estende a vacinação de reforço sazonal contra a Covid-19 às pessoas entre os 5 e os 11 anos de idade com, pelo menos, uma patologia de risco identificada.

De acordo com a DGS, a indicação da Agência Europeia de Medicamentos para extensão da vacinação de reforço sazonal às pessoas entre os 5 e os 11 anos de idade, com a vacina Comirnaty, é acompanhada por um parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) e pelo Grupo de Peritos Independente da Área da Pediatria e Saúde Infantil, para que a Estratégia de Reforço Sazonal possa também englobar os grupos de risco desta faixa etária.

A CTVC recomendou que deve ser cumprido um intervalo mínimo de, pelo menos, 6 meses desde o evento mais recente (última dose de vacina contra a Covid-19 ou diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2).

A norma refere os grupos elegíveis para a dose de reforço sazonal durante a atual campanha de vacinação são definidos em função do risco para doença grave, hospitalização e morte por Covid-19 de acordo com uma estratégia de vacinação de proteção de vulneráveis, e para mitigar o impacte da incidência de SARS-CoV-2 no sistema de saúde.

Na norma agora atualizada, os grupos elegíveis para reforço contra Covid-19 no outono-inverno 2022-2023 passam a incluir profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e estabelecimentos prisionais; pessoas com 50 ou mais anos de idade; pessoas entre os 5 e os 49 anos de idade com patologias de risco; profissionais de serviços de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e prestadores de cuidados a pessoas dependentes. As grávidas que apresentam, pelo menos, uma das patologias de risco são, igualmente, elegíveis para reforço sazonal.

Para saber mais, consulte:

DGS > Norma | Campanha de Vacinação Sazonal contra a COVID-19: OutonoInverno 2022-2023

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/11/30/vacinacao-sazonal-contra-a-covid-19/