DGS associa-se a iniciativa, que decorre até 28 de novembro

Está a decorrer, até dia 28 de novembro, a Semana Europeia do Teste de outono de 2022, uma iniciativa que visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se a esta iniciativa, reforçando a necessidade de continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes em situação de maior risco.

A promoção desta semana é iniciativa da EuroTEST e realiza-se desde 2013 em parceria com instituições comunitárias, de saúde e políticas da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde, e decorre duas vezes por ano – na primavera (maio) e no outono (novembro) – para incentivar o aumento da testagem, através da melhoria da acessibilidade.

Hoje existem tratamentos eficazes para o VIH, hepatites e infeções sexualmente transmissíveis. Adicionalmente, vários estudos indicam que as pessoas que fazem o teste e são diagnosticadas precocemente têm melhores resultados em saúde do que aquelas que optam por não o fazer.

Para saber mais, consulte:

DGS > Semana Europeia do Teste

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/11/21/semana-europeia-do-teste/