Encontro decorre em Faro, nos dias 17 e 18 de novembro

Nos dias 17 e 18 de novembro, o auditório do Campus da Penha da Universidade do Algarve acolhe as XV Jornadas do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), este ano sob o tema «Tudo o que queria saber e não tenho coragem de perguntar: Da teoria à prática».

Organizadas pela Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro, em parceria com o CHUA, as jornadas pretendem promover a atualização e divulgação de conhecimentos, fomentando a comunicação e cooperação entre os vários setores que prestam apoio à idade pediátrica. O evento tem, ainda, como objetivo contribuir para a formação contínua de internos de pediatria e de medicina geral e familiar, pediatras e médicos de medicina geral e familiar, bem como outros profissionais de saúde que colaboram na prestação de cuidados à criança e adolescente.

Durante as jornadas vão ser abordadas algumas das temáticas mais relevantes em várias especialidades que, de forma multidisciplinar, intervêm na prestação de cuidados em pediatria.

Assim, a manhã do dia 17 de novembro é dedicada a uma componente mais prática com a disponibilização de diversos dos cursos pré-jornadas. Ainda no dia 17, na parte da tarde, vários oradores e especialistas vão debater alguns dos assuntos mais relevantes na prática clínica, tais como, «Guia da Amamentação: cuidados práticos, dificuldades e soluções», «Alimentação: mudança de paradigma e novas tendências», «Bronquiolite aguda e laringite», «Varicela e Zoster» e «Miocardites e Pericardites».

O debate prossegue no dia 18 de novembro com os temas «Ansiedade das crianças ou dos pais», «Tempo de ecrã – quais os malefícios e como evitar», «Estratégias de aconselhamento na PEA», «Dramas na hora de dormir – o essencial para aconselhar os pais» e «Estratégias para “lidar” com o bullying».

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/11/16/jornadas-de-pediatria-do-chua/