Hospital Distrital de Santarém promove rastreio no dia 14 de novembro

O Núcleo de Diabetes do Hospital Distrital de Santarém (HDS) associa-se às comemorações do Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, com a realização de um rastreio, aberto à população, que terá lugar entre as 11 e as 16 horas, no hall de entrada do hospital, uma iniciativa que conta com a colaboração dos alunos da Escola Superior de Saúde de Santarém.

Aos utentes que participarem na ação de promoção de educação para a saúde será prestado aconselhamento sobre plano alimentar e estilo de vida saudável. Além disso, serão disponibilizados folhetos educativos, de acordo com as necessidades identificadas e, em casos prioritários, proceder-se-á à sinalização para consulta médica, quer para Centro de Saúde, quer para o hospital.

Cristina Esteves, coordenadora do Núcleo de Diabetes do HDS, refere que, «com esta campanha, pretende-se estimular doentes, respetivas famílias e os cuidadores a aprender mais sobre o risco de vir a desenvolver diabetes, bem como a importância do autocontrolo no sentido de evitar/atrasar as complicações».

A médica recorda que Portugal é um dos países europeus que regista uma elevada taxa de prevalência da diabetes. «De acordo com os dados do Observatório Nacional da Diabetes esta prevalência foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, correspondendo a mais de um milhão de indivíduos», refere.

Cristina Esteves alerta ainda que se a diabetes não for tratada ou controlada, pode conduzir a complicações graves, tais como, cegueira, amputação, insuficiência renal, acidente vascular e eventos cardíacos.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/11/08/dia-mundial-da-diabetes-12/