Ministro da Saúde renova a ambição de garantir uma equipa de saúde familiar para cada cidadão.

“Queremos melhorar os enormes ganhos em saúde dos portugueses e isso não é possível sem os Cuidados de Saúde Primários”, disse Manuel Pizarro, no Encontro Nacional das USF, que decorreu na sexta-feira, 14 de outubro, em Braga.

Na 13.º edição da iniciativa promovida pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), dedicada ao tema “Uma equipa de saúde familiar para todos”, o Ministro da Saúde manifestou o compromisso de dotar os Cuidados de Saúde Primários (CSP) de “mais organização, mais profissionais e melhores condições de trabalho, olhando sempre para o reforço de autonomia”.

Manuel Pizarro considerou que existem condições para alcançar “soluções de entendimento” para garantir uma equipa de saúde familiar para cada cidadão. Para isso, disse ser essencial “recuperar a motivação e o espírito reformista dos CSP”, atribuindo à USF-AN um papel de “aliado precioso” deste processo.

O governante, na sua intervenção, reconheceu que os Cuidados de Saúde Primários “podem tirar mais partido das boas práticas da logística moderna” para fazer face às indisponibilidades de material e consumíveis, sem deixar de assinalar que, ao nível das condições das infraestruturas, Portugal é um “país modelo”, em resultado de “um percurso extraordinário, na última década, de qualificação das instalações de CSP”.

Manuel Pizarro afirmou que a aposta nos Cuidados de Saúde Primários “vai continuar”, referindo-se aos investimentos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente à construção de 100 novas unidades de saúde e à requalificação de mais de 150 edifícios, bem como ao investimento na transição digital no Sistema de Saúde. O PRR prevê uma verba de 366 milhões de euros para as novas unidades e requalificação das existentes.

O Ministro da Saúde agradeceu ainda aos profissionais de saúde o papel que desempenharam no combate à Covid-19. “Temos orgulho na forma como o país resistiu à pandemia e isso deve-se à dedicação e capacidade dos nossos profissionais de saúde”, disse Manuel Pizarro.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/10/14/encontro-nacional-usf/