SES inaugurou novos equipamentos no Hospital de S. João.

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, participou esta terça-feira, 11 de outubro, na inauguração de dois novos equipamentos no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto. A Unidade de Radiologia de Intervenção passa a dispor de um Angiógrafo de Subtração Digital com TAC, um equipamento inovador que permite realizar os dois procedimentos com vantagens do ponto de vista clínico e será o primeiro na região Norte. Foi igualmente inaugurado o novo Acelerador Linear do Serviço de Radioterapia, totalizando os dois investimentos 4,5 milhões de euros.

Ricardo Mestre reconheceu o trabalho do centro hospitalar, da Administração Regional de Saúde do Norte e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) na concretização destes investimentos, que permitem melhorar as condições de diagnóstico e tratamento na região, com maior comodidade e segurança para utentes e profissionais. O Secretário de Estado da Saúde sublinhou a importância da diferenciação hospitalar e do trabalho em rede, frisando ainda que a capacidade do SNS para se modernizar é fundamental para melhorar a resposta à população e para a motivação dos recursos humanos, o “principal ativo” do Serviço Nacional de Saúde.

Ricardo Mestre salientou que a proposta de OE para 2023 garante ao Serviço Nacional de Saúde a maior transferência de verbas de sempre, com um reforço de 10,5% face ao OE 2022. Verbas que permitirão implementar a política na área da saúde, promover melhor resposta à população, prosseguir a valorização profissional e um maior equilíbrio financeiro do SNS. “É um orçamento de confiança e rigor, com um reforço muito significativo, o que nos dá otimismo mas também responsabilidade”, disse, sublinhando que investimentos como os agora inaugurados são uma forma de “honrar o passado e construir o futuro do SNS”.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/10/11/construir-o-futuro-do-sns/