São João prevê realizar 140 cirurgias programadas aos domingos.

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, que começou em setembro a realizar cirurgia programada fora dos dias habituais para reduzir as listas de espera, quer operar ao domingo 140 doentes até ao final do ano.

Em declarações à agência Lusa, Elisabete Barbosa, diretora da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Cirurgia do CHUSJ, apontou como meta operar mais 64 doentes da especialidade de obesidade, 32 de cirurgia vascular, 32 de cirurgia geral, bem como 12 que aguardam vaga em estomatologia, com o objetivo de diminuir as listas de espera.

O programa de produção adicional ao domingo do CHUSJ – que é centro de referência de cirurgia oncológica Hepato-Bilio-Pancreática do reto e do esófago e tem um Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de obesidade – começou na segunda quinzena de setembro e foram até agora operados mais 40 doentes.

«O objetivo é chegar às 140 cirurgias ao domingo até ao final do ano», referiu Elisabete Barbosa, que considera que este é um programa com «possibilidade de alargamento a outras especialidades». Quanto ao escalamento de equipas cirúrgica, de enfermagem e anestésica, trata-se de um trabalho voluntário e remunerado.

De acordo com a responsável, o CHUSJ começou a ter uma grande referenciação por parte dos cuidados de saúde primários, atingindo até valores superiores a 2019. A referenciação para consulta cresceu mais 15% em relação ao ano passado e, consequentemente, a lista de doentes inscritos para cirurgia aumentou 7% também em relação a 2021 (dados de agosto).

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/10/10/reducao-das-listas-de-espera/