Secretária de Estado no 20.º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família.

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde participou esta quinta-feira, 29 de setembro, na sessão de abertura do 20.º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família, organizado pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Margarida Tavares saudou os jovens médicos de família, sublinhando que são aliados na promoção e prevenção da saúde, “uma aposta real” do Ministério da Saúde, afirmou.

“Olho para vós, jovens internos e jovens médicos, e tenho saudades. É um percurso difícil, com muitos desafios, em que encontramos muitas contrariedades, muito cansaço, muita incompreensão, mas no fim do dia todos nos sentimos recompensados e sabemos reconhecer as coisas boas que fomos conseguindo com cada um dos nossos pequenos gestos ao longo do tempo”, acrescentou, deixando na sua intervenção um agradecimento ao trabalho da Medicina Geral e Familiar, em particular nos anos da pandemia.

“Não há qualquer dúvida sobre a importância da especialidade de Medicina Geral e Familiar e o novo nome desta Secretaria é a prova da importância que tem uma parte da especialidade, que é a promoção da saúde”, frisou a Secretária de Estado. “A MGF é a porta de entrada no SNS de quem precisa de auxílio e de cuidados mas também tem esse lado maravilhoso: o privilégio de acompanhar as pessoas ao longo do seu percurso vital e poder interferir e modificar a sua qualidade de vida, a sua saúde e a forma como vão chegar ao fim da sua vida”.

Margarida Tavares deixou votos de uma colaboração próxima na resposta aos desafios e ameaças à saúde da população, sublinhando o compromisso de fortalecer os cuidados primários de saúde e de reconhecer o trabalho dos médicos de família. “Ser capazes de reconhecer não é só uma palmadinha nas costas, é melhorar as condições de trabalho e tudo farei por isso”.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/29/medicos-de-familia-sao-aliados-na-promocao-da-saude/