INSA participa em evento dedicado ao tema «Ciência para todos».

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos departamentos de Genética Humana (DGH) e de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS), volta a participar na Noite Europeia dos Investigadores, um evento público que decorre em simultâneo em toda a Europa e que pretende aproximar os investigadores e o público.

Este ano com um formato misto (presencial e online), a iniciativa terá lugar no dia 30 de setembro e é subordinada ao tema da «Ciência para todos (SCIEVER) – Inclusão e Sustentabilidade».

Com este lema, a NEI 2022 pretende envolver o público em geral, especialmente os jovens estudantes, sensibilizando-os para a relevância da investigação e inovação na Europa, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto de as carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade. A iniciativa pretende criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções para mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, a especialista do DGH, Marisa Silva, desenvolveu uma atividade pensada para jovens e adultos denominada «Genoma Humano: meu, teu ou nosso?», com o objetivo de sensibilizar o público para as características do genoma que são comuns a todos os seres humanos, bem como as que promovem a diversidade. Além disso, pretende dar a conhecer de que forma o conhecimento do genoma humano pode contribuir para cuidados de saúde personalizados, aumentando a sua eficácia e otimizando recursos, contribuindo para uma maior sustentabilidade dos sistemas de saúde. A iniciativa incluirá um episódio especial da série de animação GenAnimatEd e um quiz.

Por sua vez, a investigadora do DPS, Luciana Costa, participará numa conversa entre participantes de diversas instituições dos setores da cultura, da saúde e da academia subordinada ao tema «Prescrição social: que contributos para a inclusão e sustentabilidade?». A iniciativa terá como objetivo dar a conhecer o conceito de Prescrição Social, a sua implementação a nível nacional e Europeu e a sua importância para a promoção da inclusão e da sustentabilidade.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/27/noite-europeia-dos-investigadores-2/