Manuel Pizarro participou nas Comemorações do Dia Nacional do Farmacêutico.

O Ministro da Saúde participou esta segunda-feira, 26 de setembro, na Sessão Solene de Comemorações do Dia Nacional do Farmacêutico, organizada pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. Saudando o 50º aniversário da criação da Ordem, que se comemora este ano, Manuel Pizarro destacou a “expressão extraordinária” do trabalho dos farmacêuticos nos anos da pandemia. “Mesmo nos momentos mais difíceis foi garantido, a todos os portugueses, os medicamentos de que necessitavam”.

O Ministro da Saúde destacou alguns dos desafios que se colocam nesta área na Saúde, como o crescente arsenal e inovação terapêutica, reforçando o papel dos farmacêuticos nos processo de avaliação e comunicação com a população. “Se temos boas razões para estar contentes como cidadãos e potenciais doente, tornamo-nos um pouco mais infelizes enquanto contribuintes, porque essa inovação terapêutica tem custos elevados e isso aumenta a nossa responsabilidade sobre a forma como utilizamos os recursos”, afirmou Manuel Pizarro.

O ministro da Saúde sublinhou também o papel dos farmacêuticos na saúde de proximidade, defendendo uma “participação mais ativa dos farmacêuticos na gestão da doença crónica”. Estabilizar o programa de distribuição de medicamentos de uso hospitalar nas farmácias, poupando deslocações às famílias, e agilizar a renovação de receitas crónicas são objetivos do Ministério da Saúde, apontou.

Manuel Pizarro destacou ainda o papel dos farmacêuticos na promoção da literacia da população, nomeadamente quanto ao uso adequado de medicamentos e deixou votos de uma “porta aberta ao diálogo e cooperação” na saúde.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/26/ministro-da-saude-agradece-aos-farmaceuticos/