Crianças levam os seus bonecos doentes ao hospital para perder o medo da bata branca

Cerca de 350 crianças levaram esta sexta-feira os seus bonecos à unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) para tratarem os brinquedos e perderem o medo dos médicos e da bata branca.

O pequeno peluche da Sofia, 5 anos, é um unicórnio que tinha um pelo no olho e também ‘bateu’ com a cabeça, e, por isso, esta manhã ambos deram entrada no Hospital da Fantasia, instalado no serviço de pediatria do CHTMAD.

Sofia disse que o boneco teve medo de ir ao hospital e combater o medo da bata branca é, precisamente, o objetivo da iniciativa Hospital da Fantasia, que foi decorado por balões de várias cores.

São 358 as crianças do concelho, entre os 3 e os 5 anos, que vão passar durante o dia de hoje pela unidade de Vila Real do CHTMAD e cada uma delas traz um boneco. Hoje a atividade realiza-se também na unidade de Chaves, com 35 crianças, e decorrerá no dia 30 em Lamego.

Neste hospital de brincar, as crianças levam os bonecos à triagem e são encaminhados para os vários gabinetes médicos.

A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) fez também uma demonstração da entrada de um paciente na urgência.

A iniciativa foi organizada pelo serviço de pediatria e contou com a colaboração de vários serviços do CHTMAD.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/23/hospital-da-fantasia-em-vila-real/