Data foi instituída pela OMS e assinala-se no dia 17 de setembro.

Comemora-se no sábado, 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Doente, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em maio de 2019.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) associa-se às comemorações desta data com a organização de diversas iniciativas, que decorrem entre os dias 19 e 29 de setembro.

Nesses dias vão decorrer várias ações de sensibilização sobre «Medicação Segura» dirigidas aos utentes, com a distribuição de informação presencial em todas as unidades hospitalares do CHUA, bem como no circuito de televisão interno e salas de espera. Simultaneamente decorrem também ações de sensibilização dirigidas aos profissionais de saúde sobre os «cuidados seguros aos doentes» nos refeitórios das unidades hospitalares do CHUA.

No dia 21 de setembro, utentes, familiares e profissionais podem assistir a uma sessão sobre «Segurança na Prestação de cuidados na Insuficiência Renal Crónica», no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão entre as 10 e as 12 horas. A mesma sessão repete-se no dia 29 de setembro, no mesmo horário, no auditório da Unidade Hospitalar de Faro.

Também o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) vai assinalar a data com uma sessão presencial aberta a profissionais, doentes, famílias e à comunidade, com os objetivos de divulgar boas práticas para medicação segura, melhorar a literacia sobre a toma de medicação e promover a informação sobre a medicação psiquiátrica.

Esta iniciativa decorre no dia 19 de setembro, das 9h às 13 horas, no anfiteatro do CHPL. No mesmo dia, no átrio do Pavilhão 11, haverá uma banca de informação para distribuição de folhetos úteis e esclarecimentos de dúvidas aos utentes e familiares, com a presença de um enfermeiro da Unidade Partilhada para Adolescentes e Jovens Adultos do CHPL.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/16/dia-mundial-da-seguranca-do-doente-5/