Garcia de Orta investe 165 mil euros em equipamento inovador.

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai adquirir um sofisticado equipamento de Tomografia de Coerência ótica que permite um diagnóstico mais específico das doenças da retina.

Este equipamento, que será instalado no Núcleo de Oftalmologia de Almada, será o terceiro existente em Portugal e o único disponível no sul do país.

O aparelho representa um investimento superior a 165 mil euros, realizado com meios próprios do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Oftalmologia do HGO.

De acordo com Nuno Campos, diretor do CRI de Oftalmologia citado pela agência Lusa, este tomógrafo permitirá «um diagnóstico mais específico e pormenorizado das doenças da retina e mácula», possibilitando o início precoce de terapêuticas, «limitando tanto quanto possível o impacto da doença sobre a visão».

O responsável explicou, ainda, que o equipamento vai permitir que a equipa do HGO «faça parte de uma rede de investigação à escala global de utilizadores deste tipo de dispositivo, contribuindo para a construção de soluções melhoradas no tratamento de doenças da retina».

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/13/diagnostico-de-doencas-da-retina/