Data comemorativa visa debater as questões da maternidade.
O Dia Nacional da Natalidade, também conhecido como o dia da grávida, celebra-se anualmente a 9 de setembro, tendo como referência os 9 meses da gravidez.
Esta efeméride foi criada na Assembleia da República em 2011 e tem como objetivo debater as questões da natalidade e da maternidade e reconhecer o papel das mães e dos casais no equilíbrio demográfico de Portugal.
O Serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica, e o Bloco de Partos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinalam a efeméride, esta sexta-feira, com um conjunto de atividades culturais, a realizar ao ar livre, dirigidas a grávidas e acompanhantes. A iniciativa decorre entre as 09h30 e as 12h30, no jardim de acesso à antiga Urgência Covid do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.
As futuras mães e os seus acompanhantes terão oportunidade de participar na iniciativa que inclui um momento musical, a realização de um workshop de baby wearing, espaço para a realização de exercícios de mobilidade da pelve, assim como uma atividade de dança e ginástica.
No final da iniciativa, cada participante irá receber um kit de oferta do Puerpério, e serão oferecidas pelo CHL cinco “barrigas de gesso”, mediante a realização de um sorteio entre as participantes.
Também o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães se junta às comemorações do Dia Nacional da Natalidade, através da realização no Auditório do Hospital, nesse dia, da parte da tarde, com as seguintes iniciativas:
- Apresentação do serviço de maternidade do Hospital, com visita ao serviço, às 14 horas.
- Palestra “Uma visão holística e espiritual da gravidez e da maternidade”, às 15h30.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/09/dia-nacional-da-natalidade-2/