Data visa sensibilizar para a importância da fisioterapia na saúde.
Assinala-se esta quinta-feira, dia 8 de setembro, o Dia Mundial da Fisioterapia, uma data que tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da fisioterapia na saúde, bem como divulgar a profissão.
A temática deste ano é centrada na osteoartrose, uma doença reumática que atinge 520 milhões de pessoas em todo o mundo.
A data é celebrada anualmente, desde a data da fundação da World Confederation for Physical Therapy (WCPT) em 1951. Em 2020, a World Confederation for Physical Therapy tornou-se World Physiotherapy.
Em Portugal, para assinalar o Dia Mundial da Fisioterapia, o Hospital de Braga promove, esta quinta-feira, o Simpósio “Exercício em Primeiro Lugar – Osteoartrose”. Esta iniciativa, que pretende promover um momento de discussão e esclarecimento de dúvidas sobre a Espondilite Anquilosante e a Artrite Reumatoide.
O evento é composto por duas iniciativas, iniciando-se, às 14 horas, com uma mesa redonda, apresentada e moderada por Alexandra Afonso e Tânia Pereira, Fisioterapeutas do Hospital de Braga, cujo principal destaque é a participação de Arsisete Saraiva e Jorge Matos, representantes da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide e da Associação de Doentes com Espondilite Anquilosante, respetivamente.
Simultaneamente, a mesa redonda contará com a presença de dois Utentes seguidos no Hospital de Braga, os quais partilharão o seu testemunho, em virtude de um melhor conhecimento destas patologias, seus riscos e principais preocupações.
O Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro associa-se às comemorações através da promoção de uma exposição, elaborada pela World Phisiotherapy e traduzida pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. A exposição está patente até ao dia 16 de setembro na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário.
Também o Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, comemora o dia mundial da fisioterapia. Estes profissionais de saúde são membros-chave em diferentes equipas multidisciplinares, desenvolvem o seu trabalho em vários contextos, a nível hospitalar e outras instituições, com o intuito da recuperação da Independência funcional.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/08/dia-mundial-da-fisioterapia-3/