Vacinação contra a Covid-19 e gripe com início a 7 de setembro.

A campanha de vacinação outono-inverno contra a Covid-19 e a gripe vai arrancar na próxima quarta-feira, dia 7 de setembro, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis.

A informação foi avançada, em conferência de imprensa, pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, que explicou que, tal como no ano passado, a campanha de vacinação sazonal decorrerá simultaneamente para a Covid-19 e para o vírus da gripe .

De acordo com a responsável, os principais objetivos para as próximas estações de outono e inverno são proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por Covid-19 e por gripe, e mitigando o impacto dessas doenças nos serviços de saúde.

A campanha de imunização contra Covid-19 inicia-se com a vacinação dos grupos das pessoas com 80 ou mais anos e com doenças.

Vão ser vacinados contra o SARS-CoV-2 os seguintes grupos: pessoas com 60 ou mais anos, residentes e profissionais de lares de idosos e da rede de cuidados continuados, pessoas com 12 ou mais anos com doenças de risco definidas na norma da DGS, grávidas com 18 ou mais anos e também com patologias, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Quanto à vacinação da gripe, de acordo com Graça Freitas, a campanha apresenta “algumas pequenas diferenças” ao nível dos grupos elegíveis. “Vamos vacinar pessoas com 65 ou mais anos de idade, utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados. Para as patologias, a vacina da gripe permite a vacinação de pessoas com seis ou mais meses de idade, as grávidas sem limite de idade e profissionais de saúde”, explicou.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/09/02/vacinacao-outono-inverno/