Serviço de Radiologia do Hospital Curry Cabral com novos equipamentos.

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) tem disponível um novo equipamento de Ressonância Magnética (RM), instalado no Serviço de Radiologia do Hospital Curry Cabral.

O dispositivo de alto campo (1.5T) permite um diagnóstico mais rápido e preciso, bem como um maior conforto para o utente. A sua instalação possibilita também aumentar a capacidade de resposta do CHULC, reduzindo o envio de exames de RM para o exterior.

O novo equipamento está direcionado para a realização de exames da especialidade de Radiologia na resposta a estudos diferenciados de várias áreas cirúrgicas, entre elas a patologia coloretal, hepato-bílio-pancreática, músculo-esquelética, da mama e de intervenção mamária por RM. Permite, também, aumentar a diferenciação do diagnóstico e o apoio à decisão no âmbito da resposta aos estudos dos Centros de Referência de Cardiologia de Intervenção Estrutural, de Cardiopatias Congénitas e de Transplante Cardíaco.

No Hospital Curry Cabral foi também instalado um novo equipamento de tomografia computadorizada (TC) que permite produzir imagens com melhor resolução espacial e de baixo contraste, com doses de radiação significativamente mais baixas, dando resposta a várias áreas clínicas.

O investimento nesta área estende-se também ao serviço de Urgência Geral Polivalente do CHULC, no Hospital de São José, com a entrada em funcionamento de outro equipamento semelhante de TC, que permitirá melhorar o tempo de resposta aos doentes em contexto de urgência e reforçar a capacidade de resposta na atividade programada.

No total, estima-se que os três equipamentos permitirão a realização, em média, de mais de 2.000 exames por mês, o equivalente a cerca de 90 por dia.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/08/16/chulc-investe-em-radiologia/