Baixo Alentejo com Equipa Comunitária para Infância e Adolescência  

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai ter uma das cinco Equipas Comunitárias de Saúde Mental para a Infância e Adolescência, previstas pelo Governo no Despacho n.º 8455/2022, publicado a 11 de julho em Diário da República.

De acordo com o diploma, serão criadas dez equipas comunitárias de saúde mental em 2022, cinco para a população adulta e cinco para a população infantil, que vão integrar um projeto-piloto, iniciado em fevereiro de 2020 com outras dez equipas, para reforço das respostas de proximidade a pessoas com problemas de saúde mental.

A Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência da ULSBA será constituída por um médico com a especialidade de psiquiatria, um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, dois psicólogos clínicos, um técnico superior de serviço social, um terapeuta ocupacional e um assistente técnico.

As cinco equipas para crianças e adolescentes são criadas nos centros hospitalares de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Leiria, de Setúbal, Unidade Local de Saúde do Alto Minho e ULSBA.

As novas equipas para os adultos são criadas, por Administração Regional de Saúde, nas unidades locais de saúde do Nordeste, de Castelo Branco, do Norte Alentejano, e nos centros hospitalares do Oeste e Universitário do Algarve.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo > Notícias

Despacho n.º 8455/2022
Finanças e Saúde – Gabinetes do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde
Cria, em 2022, cinco equipas comunitárias de saúde mental para a população adulta (ECSM-PA) e cinco equipas comunitárias de saúde mental para a infância e adolescência (ECSM-IA), conforme previsto no PRR, e determina que o membro do Governo responsável pela área da saúde pode autorizar o recrutamento, através da celebração de contratos de trabalho sem termo, de até 60 profissionais para as referidas ECSM-PA e ECSM-IA

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/07/27/ulsba-equipa-de-saude-mental/