PNPAS participa no diálogo para prevenção da obesidade infantil.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) participou nos Policy Dialogues to Fight Obesity (Diálogos políticos para combater a obesidade) organizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta iniciativa fornece uma plataforma aberta para que as principais partes interessadas do setor da saúde se reúnam e considerem os próximos passos na implementação de políticas que contribuam para a prevenção da obesidade.

O PNPAS esteve presente nos Policy Dialogues direcionados para as sub-regiões dos países dos Balcãs Ocidentais, na Macedónia do Norte, e dos países da Ásia Central, no Quirguistão. Para além da partilha de conhecimento e experiências na área da prevenção e gestão da obesidade, a OMS promove também cursos que permitam aumentar a capacidade dos trabalhadores do setor da saúde na área de gestão de obesidade infantil.

A Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Maria João Gregório, está a facilitar alguns destes cursos em ambas as sub-regiões e explica que «os diálogos políticos da OMS, seguidos de workshops de capacitação, permitirão aos países dos Balcãs Ocidentais e da Ásia Central utilizar a experiência local como base para novas práticas na prevenção e gestão da obesidade».

Maria João Gregório acrescentou que «estes formatos nos dão uma oportunidade única de encontrar abordagens mais eficazes que beneficiarão toda a região europeia da OMS».

Para saber mais, consulte:

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – www.alimentacaosaudavel.dgs.pt

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/07/12/dialogos-politicos-da-oms/