Novo Estatuto do SNS vai ser aprovado na próxima semana.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou esta quarta-feira, dia 29 de junho, que o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser aprovado na próxima semana em Conselho de Ministros.
Numa audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, Marta Temido destacou que o novo estatuto do SNS vai conferir maior autonomia aos centros de saúde e hospitais e que inclui também aspetos como o regime de dedicação plena e pactos de permanência no SNS, assim como incentivos aos profissionais de saúde.
Na sua intervenção, Marta Temido recordou que se completam 90 dias da data em que o Governo tomou posse e congratulou as escolhas que permitiram que o SNS enfrentasse a pandemia de Covid-19.
“Sabemos bem que o SNS enfrenta problemas na organização da sua resposta, sobretudo na retenção, organização do trabalho e motivação dos profissionais de saúde que se traduzem nas dificuldades de acesso com que os utentes se confrontam e que os últimos dias têm demonstrado”, sublinhou.
Para Marta Temido, a atribuição de equipas de saúde familiar aos residentes em Portugal permanece “a primeira prioridade setorial”.
Por isso, afirmou, após a abertura em 15 de junho de 4.302 vagas para contratação de médicos de família foi aprovado o despacho que identifica as 239 vagas em unidades de cuidados de saúde personalizados, cuja taxa de cobertura é inferior à média nacional e será compensada com mais 60% de remuneração no caso dos profissionais que aceitem nelas trabalhar.
Na ocasião, Marta Temido anunciou ainda aumentos de resposta assistencial em todas as linhas, designadamente nos rastreios oncológicos, destacando que o rastreio ao cancro da mama é hoje uma realidade em todos agrupamentos de centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo.
De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/06/29/ministra-na-comissao-de-saude/