Impacto do trauma em debate no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) acolhe o Seminário Europeu “Trauma Informed Care and Psychologically Informed Environments” entre 28 de junho e 1 de julho de 2022, em Lisboa.

Esta encontro enquadra-se no projeto Erasmus + , representado por oito países, entre os quais Portugal, através do CHPL, e é coordenado pelo parceiro Irlandês – Sophia Housing.

O que une estes parceiros é um interesse no trabalho com pessoas em situação de sem-abrigo e a ligação à SMES- Europa, rede europeia que reúne pessoas e organizações que trabalham no interface da Saúde Mental e Exclusão Social.

Segundo o CHPL, este projecto procura aprofundar as ideias TIC (Trauma Informed Care) e PIE (Psychologically Informed Environment), segundo as quais os serviços e respostas para as pessoas em situação sem-abrigo necessitam de ter em conta as necessidades psicológicas e o efeito desorganizador dos múltiplos acontecimentos adversos de impacto traumático que estas pessoas tendem a ter nos seus trajetos de vida.

As apresentações serão realizadas na língua inglesa e a entrada é livre.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/06/27/seminario-europeu-no-chpl/