DICAD sensibiliza para consumos responsáveis no Rock in Rio Lisboa.

A Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), marca novamente presença este fim de semana no Rock in Rio Lisboa, com uma intervenção dirigida aos frequentadores do recinto e aos operadores e colaboradores da restauração.

Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar e reduzir os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo do álcool.

No espaço «Let’s Talk» vai ser possível conversar, sem tabus, com profissionais de saúde sobre comportamentos de risco, usufruindo de um aconselhamento altamente dirigido e personalizado. O espaço vai também disponibilizar testes de alcoolémia, testes de monóxido de carbono e distribuir preservativos.

Em simultâneo, haverá equipas de jovens universitários a percorrer o recinto do festival. Através da ação «18+», vão ser colocadas pulseiras aos frequentadores do recinto com mais de 18 anos, numa lógica de intervenção entre pares que pretende estimular uma compra responsável de álcool.

Os técnicos da DICAD terão presença assídua junto dos operadores e empregados dos bares e restaurantes, com vários briefings diários, por forma a reforçar as atitudes de venda responsável.

O balanço desta iniciativa, que já marcou presença no primeiro fim de semana do Rock in Rio Lisboa, nos dias 18 e 19 de junho, é, de acordo com a ARSLVT, francamente positivo.

Pelo stand da DICAD passaram mais de 4 mil pessoas, e foram feitos 260 testes de alcoolemia e 94 testes de monóxido de carbono. As equipas de voluntários no recinto contactaram cerca de 7.400 pessoas e colocaram aproximadamente 2.100 pulseiras «18+». Em simultâneo, foram abordados aproximadamente 330 colaboradores de espaços de restauração, sensibilizando para a venda responsável de bebidas alcoólicas.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/06/24/prevencao-de-comportamentos-aditivos/