NotíciasSaúde

Dia Internacional do Enfermeiro

Por 12 de Maio, 2022No Comments

Entidades do SNS assinalam data, que se comemora em 12 de maio.

Comemora-se esta quinta-feira, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, uma data que tem como objetivo afirmar e reforçar a importância destes profissionais na prestação dos cuidados de saúde à população.

Em 2022, esta data tem como tema «Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Investir em enfermagem e respeitar os direitos para garantir a saúde global» (Nurses: A Voice to Lead – Invest in Nursing and respect rights to secure global health).

A celebração da efeméride, instituída pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, assinala-se no aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) promovem iniciativas para celebrar a data

O Hospital Distrital de Santarém (HDS), em parceria com o município de Santarém, a Escola Superior de Saúde de Santarém e o Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria, vão dinamizar diversas atividades no Jardim da República, no dia 12 de maio.

No período da manhã as atividades são dirigidas à comunidade, onde os participantes terão oportunidade de realizar vários rastreios, ter acesso a informação sobre temas de saúde, participar num workshop de pintura ou assistir à mostra «Evolução das fardas dos enfermeiros no HDS». No período da tarde, as atividades serão orientadas para os profissionais do HDS e decorrerão na unidade hospitalar.

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) vai realizar, no dia 12 de maio, pelas 14h30, uma conferência subordinada ao tema «Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Refletir o presente e investir na sustentabilidade dos cuidados de saúde», adaptada do mote escolhido para 2022 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.

Também foi preparado um vídeo no YouTube, onde os utentes do hospital deixam uma mensagem a estes profissionais de saúde.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai assinalar a data com uma sessão subordinada ao tema «Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global».

A sessão decorre dia 12 de maio, pelas 13h30, nos auditórios do CHUC, com transmissão na plataforma Teams e Facebook. Segue-se uma mesa-redonda sobre «A literacia em saúde e a qualidade dos cuidados de enfermagem» e intervenções de palestrantes de várias instituições nacionais.

Vai ter ainda lugar sessão de homenagem aos enfermeiros que completaram «35 anos a cuidar» com entrega de placas comemorativas e, depois, um momento musical, seguido de Porto de Honra.

O Hospital da Senhora da Oliveira-Guimarães (HSOG) assinala a data as jornadas «Enfermeiros: Uma voz para liderar», no dia 12 de maio, que decorrem no Teatro Jordão, em Guimarães.

Do programa constam diversas mesas redondas, subordinadas a temas como «Conceção de cuidados para a prática de enfermagem», «Parceria nos cuidados HSOG e Elcos – Sociedade Portuguesa de Feridas» e «Prática de enfermagem: o olhar dos enfermeiros».

Nesta data, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) também homenageou os enfermeiros que, diariamente, prestam cuidados de saúde aos seus utentes. Assim, e para assinalar a ocasião, o HFF divulga, no YouTube, dois vídeos associados à efeméride.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/12/dia-internacional-do-enfermeiro-6/